Páginas

domingo, 30 de dezembro de 2012

Acerola: Conheça seu Potencial

A acerola é uma fruta típica de nossa região, que nasce da aceloreira. É muito conhecida pelo seu grande teor de vitamina C (ácido ascórbico), que fortalece o sistema imunológico, sendo bastante utilizado por pessoas com gripe, afecções pulmonares, doenças nasais e gengivais, e faz bem ao coração, pois contém antosianinas, pigmento roxo com efeito antioxidante, protetor das artérias. O aporte de vitamina C da acerola pode ser até 80 vezes superior da laranja e do limão, além de apresentar baixo valor calórico, auxiliando nas dietas para o emagrecimento, oferecendo ainda boa quantidade de vitamina A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro.

Musse de acerola


Ingredientes:

2 copos de acerola (fruto natural)
5 gramas de gelatina ágar-ágar
1 lata de leite de soja condensado
1 caixinha de creme de soja
2 copos de água

Modo de fazer:
No liquidificador, bata as acerolas com a água. Peneire e coloque o suco em uma panela. Adicione a ágar-ágar e deixe ferver por três minutos ou até dissolver. Misture o leite condensado e o creme de soja e coloque em um refratário na geladeira por no mínimo três horas.



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Viva o Verão!

Para nossa alegria, o Verão chegou!!! Essa estação traz consigo muitas coisas boas, mas também surge a preocupação com aqueles quilinhos indesejáveis que se evidenciam na praia ou na piscina. Todos querem estar com os corpos sarados, e nessa busca, pegam o caminho mais perigoso através de dietas desequilibradas, sem orientações adequadas, com restrições de nutrientes, a fim de perder o mais rápido possível tudo o que engordou durante todo ano.

Este tipo de alimentação causa sérios danos à saúde, enfraquecimento do sistema imunológico, deficiências nutricionais e perda de massa magra.

Com o passar do tempo, a dificuldade de emagrecer se torna cada vez maior pela adaptação e resistência do próprio organismo. O estresse físico e psicológico decorrente desta situação aumenta muito os níveis de substâncias tóxicas que comprometem todo o metabolismo. Sendo assim, os primeiros passos para quem quer emagrecer de forma saudável e manter seu peso durante todo ano, não só no verão, é iniciar a educação alimentar.

 Para manter o peso, a alimentação adequada é a melhor orientação e deve ser incorporada definitivamente no dia a dia, pois torna os alimentos grandes aliados no equilíbrio metabólico, saúde, vitalidade, beleza, bem estar, prevenção de doenças, longevidade e qualidade de vida.

Diante do exposto, observe algumas dicas:

  • Usar e abusar de líquidos, como água, sucos de frutas, água de coco são essenciais para repor as perdas do organismo, inclusive os sais minerais.
  • É necessário usar roupas leves e evitar a exposição ao sol das 10h às 16h.
  • Aumentar o consumo de vegetais. Por exemplo, cenoura e beterraba são ricas em betacarotena, além de prevenir o envelhecimento da pele, ajudam no bronzeamento.
  • As frutas são fontes de vitaminas e sais minerais, possuem alto teor de água e fibras que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
  • Frituras e alimentos gordurosos devem ser evitados. 

domingo, 23 de dezembro de 2012

Hohohohoo..Chegou o Natal!

Chegou uma das datas mais especiais para confraternizarmos. Espero, desde já, que esteja sendo muito feliz, e pra que seja saudável, tenha muita atenção com a alimentação. Nesta data, confraternizamos na  companhia de familiares e amigos, e, para recebê-los, preparamos uma linda e saborosa ceia.

Assim, como os cuidados com a saúde são importantes em todos os momentos, siga algumas dicas nutricionais para que você aproveite ao máximo a ceia de Natal, sem exageros que lhe façam mal.
  • Não passe o dia sem se alimentar, fracione as refeições para não querer comer tudo na hora da ceia;
  • Se for você quem prepara os alimentos, evite beliscar na hora da preparações;
  • Aproveite para testar novas receitas que oferecem baixo valor calórico;
  • Utilize alimentos light nas receitas de final de ano, pois possuem menor quantidade de gordura, como maionese, requeijão, margarina e creme de leite light, queijo cottage e ricota, leite e iogurte desnatados e outros;
  • Ingerir fibras (frutas frescas, amêndoas, damascos, castanhas e ameixas) promove uma sensação de saciedade e com isso evitará comer demais na hora da ceia;
  • Frutas frescas, legumes e folhas devem ser consumidos sem restrições. Já as oleaginosas, como castanhas, avelãs e nozes devem ser consumidos com moderação devido ao alto índice calórico;
  • Controlar as porções dos alimentos para não ingerir quantidade maiores do que o necessário, assim estará evitando aquele mal-estar de sentir a barriga pesada e vai saborear a comida sem culpa. Ter cuidado com a gula;
  • Prepare um prato colorido e balanceado, mostra que tem variedades de nutrientes na refeição;
  • Dê preferência à carne de peru por ser menos gorduroso logo, menos calórico que o pernil e o tender;
  • Nas preparações com carne pode usar alecrim, folha de loura, suco de limão, azeite, orégano, prefira alimentos naturais;
  • As farofas podem ser substituídas por farofa de soja;
  • Evitar as frituras;
  • Preferir as saladas e sucos naturais, se ingerir bebida alcoólica prefira o espumante por ser mais leve e menos calórico;
  • Ter cuidado com as preparações que levam maioneses, creme de leite e requeijão, precisam ser armazenados sob refrigeração e servir na hora da ceia, para não ficarem expostos a temperatura ambiente por muito tempo, evitando, assim, doenças transmitidas por alimentos;
  • Para sobremesa, escolha a de sua preferência e coma apenas 1 pedaço, e não fique se culpando, aprecie com prazer;
Portanto, sempre busque fazer as escolhas corretas dos alimentos, para que tenha melhor qualidade de vida.

Feliz Natal!!!

sábado, 22 de dezembro de 2012

Vida Saudável

O segredo de uma alimentação saudável envolve a escolha correta dos alimentos e uma boa prática alimentar.  Hoje, as pessoas vivem um cotidiano exaustivo, com muitas atividades, o que acabam subtraindo algumas refeições. Essa má prática alimentar faz com que o metabolismo diminua e o organismo fica com pouca energia. O jejum prolongado aumenta a produção de insulina no organismo, provocando uma hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), que leva a fraqueza, tontura e mal-estar.

Assim, para que se estabeleça uma boa prática alimentar, faz-se necessário seguir algumas orientações:
  • Faça 6 (seis) refeições diárias (desejum, colação, almoço, lanche, janta e ceia), respeitando os horários das refeições, cujo intervalo entre elas são de 3 horas. Comer a cada 3 horas é importante para combater a compulsão, pois quando fracionamos nossas refeições tendemos a comer menos ou comer o necessário.
  • Consuma, diariamente, 6 (seis) porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos, como as batatas, e raízes, à exemplo da mandioca, macaxeira e aipim, nas refeições. Preferir os grãos integrais, pois contém fibras, melhoram o ritmo intestinal além e dar maior  sensação de saciedade.
  • Consuma, diariamente, pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições.
  • Consuma, diariamente, 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches, dando preferência a fruta in natura do que o suco de frutas, porque possuem maior aporte de fibras.
  • Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes na semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para saúde.
  • Consuma, diariamente, 3 porções de leite e derivados, porém evite ingerir durante as grandes refeições (almoço e jantar), uma vez que o cálcio presente nesses alimentos diminui a absorção de ferro. 
  • Consuma, diariamente, 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos.
  • Beba 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Contudo, preferir consumir água nos intervalos das refeições.
  • Pratique atividade física no mínimo 3 vezes na semana durante 30 minutos. 


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Alimentação e Saúde!


É sabido que o ato de se alimentar bem envolve a escolha dos alimentos, de acordo com o aspecto social, cultural e biológico, sem esquecer a importância da escolha dos alimentos regionais, por serem mais acessíveis e pela imensa variedade de frutas, hortaliças, tubérculos e leguminosas.

Atualmente, a alimentação saudável é tema recorrente nas ruas, no trabalho, em casa e nas instituições de ensino. Isso decorre da constante preocupação das pessoas em comer alimentos saudáveis e de forma equilibrada, buscando melhor qualidade de vida.

Assim, buscando ampliar esse espectro de discussão, cria-se este blog sobre alimentação saudável, para que, cada vez mais, seja um tema mais acessível a todas as pessoas, ao passo que diminua as deficiências pelo mau uso dos alimentos.